Terça-Feira, 23 de Junho de 2015
Doenças Caninas III

A Giardíase

A Giardíase Canina é uma Zoonose causada por um parasita chamado Giárdia que infecta o intestino delgado dos mamíferos de várias espécies, incluindo o ser humano e os animais domésticos. Este parasita é transmitido principalmente através de alimentos (carne mau passada, por exemplo), por coprofagia canina ou ingerindo água contaminada.

Em cães, os principais sintomas são vômitos, febre, dirréias, depressão e perda de peso. Nos piores casos, os animais podem desenvolver gastrointeríte aguda, desitratação, anemia, dentre outros.

Nos filhotes e crianças diagnosticados com esta doença, o índice de óbito por inanição e incapacidade de combater o parasita é relativamente grande, embora a doença também se mostre perigosa contra adultos de todas as espécies.

A melhor forma de prevenir a doença pelo parasita é a vacinação anual da Vacina Giárdia, assimilado com a higienização, assepcia, controle nos alimentos ingeridos.

A Tosse Canina

No artigo anterior "Doençlas Caninas II" mencionamos algumas doenças que podem desencadear a Tosse Canina, no entanto a vacina Bronchiguard também ajuda a prevenir esta doença que pode vir a ser letal a animais filhotes ou adultos não vacinados.

A Tosse Canina nada mais é que um nome dado para uma doença causada por diversos tipos de vírus ou bactérias. A vacina V10, conforme verificamos anteriormente, previne o desenvolvimento da doença a partir de diversos vírus, e a vacina Bronchiguard previne a formação da Tosse Canina a partir da bactéria Bordetella bronchiseptica, especificamente.

Para compreender melhor a necessidade da vacina, a Tosse Canina pode ser apresentada pelos vírus Parainfluenza, Adenovírus Tipo I e II, HIC (Herpes Infecciosa Canina), reovírus caninos 1, 2 e 3, micoplasmas e ureaplasmas e a Bordetella bronchiseptica. Estes agentes sozinhos, podem causar doenças no sistema respiratórias mais brandas e amenas, porém quando composta por dois ou mais agentes acima, pode acasionar em doenças mais perigosas levando o animal à óbito, dependendo do desenvolvimento dos sintomas, das condições atuais dele e do conjunto de agentes nocivos instalados no animal.

Portanto, é certo dizer que a prevenção destas doenças é feita com a regularidade e continuiadade da aplicação de todo conjunto de vacinas caninas (V10 + Bronchiguard) anualmente.

*Pratique a Posse Responsável: Consulte sempre um Médico Veterinário*