Segunda-Feira, 22 de Junho de 2015
Doenças Caninas I

A Raiva

A Raiva (causada por um RNA-vírus da família Rhabdoviridadeé a doença mais comum e primórdia dos mamíferos. Seu principal transmissor atualmente tem sido o Morcego, atacando principalmente as áreas rurais e os gados, porém os cães não estão totalmente protegidos desta doença.

Os principais sintomas da Raiva é agressividade, repentinas alterações de humor, e sinais raivosos apresentados como paresia e paralisia também podem surgir.

A transmissão é feita entre os próprios animais, a partir do contato da saliva na subcutânea (pele), por isso é tão normal ver pessoas ou outros animais contraindo a doença através de mordidas.

Porém, a doença também pode ser transmitida se o cão contaminado lamber um ferimento ou mucosa de um ser humano ou outro animal.

Atualmente a doença está controlada nas zonas urbanas, como na Grande São Paulo e região, graças às campanhas de vacinação gratuíta, no entanto foi identificados casos recentes (desde 2010) de humanos que contraíram a doença.

O cuidado e zelo com o seu animal e à sua saúde é contínua, mesmo com o atual quadro ameno e controlado da doença. Por isso, cuide de seu pet levando-o anualmente ao Médico Veterinário e vacine-o.

*Pratique a Posse Responsável: Consulte sempre um Médico Veterinário.*